sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estou de volta!

Oi pessoal. 

Como dizem os mexicanos, "que crees" já se passaram quase 3 anos e meio que estamos vivendo no México e quase o mesmo tempo que não escrevo aqui.

Muita coisa mudou nesse tempo, inclusive lugares que recomendei já não existem mais. Mas sempre é tempo de começar de novo, então vamos nessa.

Meus filhos já estão mais crescidinhos. A menina já está com 6 e meio e o Menino com 3 e meio. 
Os dois já estão na escola. Em setembro ela vai passar para o primeiro ano da primária e ele para o Kinder 1.

Aprendi que quando os nossos filhos estão bem e adaptados tudo fica bem mais fácil. Por outro lado também cabe aos pais ajudarem nessa adaptação. Se o seu filho está numa escola onde a maioria é expatriada, parece mais fácil fazer amizades, por outro lado essas amizades podem durar pouco, uma vez que os expatriados se vão, algumas vezes bem de surpresa.

Nós passamos por isso e foi mais um aprendizado para a minha pequena. Mais uma perda que vai "engrossando o couro". Depois disso comecei a manter certa constância com os amigos mexicanos, tentando garantir um pouco de estabilidade nas relações e nas emoções.

Se os seus filhos estudam em uma escola onde a grande maioria é mexicana, você precisa se esforçar um pouco mais para ganhar a confiança deles. Os mexicanos são muito amáveis, mas também bastante fechados. Participar dos cafés da manha com as mães da escola são um bom começo, além disso convidar o coleguinha do seu filho para passar uma tarde na sua casa ajudará muito na relação social da família.

Bom, isso é só uma introdução da minha volta.


Vou "echar ganas" e postar muito mais. 






3 comentários:

  1. Olá Valentina, tudo bem? Estarei indo para o México em agosto para estudar na UNAM, Não conheço ninguém e vou chegar lá só com a mala e um passaporte; Seria mt bom conversar com um expatriado..vc tem email?
    Att

    ResponderEliminar
  2. Olá! Gostaria de saber como faço para fazer faculdade no México? E quanto custa em média? Existem alojamento nas universidades? Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Valentina, iremos em junho para o Mexico. Tenho um filho de 4 anos e pretendemos morar em Lomas. Voce tem alguma dica de escola?
    Obrigada, Veronica

    ResponderEliminar